10 setembro, 2020

qBittorrent ( APP ) ( Windows ) ( Tutorial )

[ Tutorial / APP / Aplicativo / Torrent ]

( Atualizado em 17/09/2023 )
Tutorial com dicas e primeiros passos para baixar arquivos torrent. Devido a algumas mensagens com dúvidas quanto à dificuldade para downloads, deixo alguns tópicos de ajuda que irão facilitar a utilização e o gerenciamento dos arquivos baixados. Mantendo assim, os arquivos disponíveis para todos.
qBittorrent é um aplicativo cliente P2P multiplataforma, gratuito para a rede BitTorrent, utilizado para comunicação em rede. Devido às dificuldades impostas pelos sites de armazenamento de arquivos, tais como: limitações de velocidade, prazo de hospedagem e espera para download, além
de falências e fracassos, que levam para a lixeira os arquivos lá armazenados. Entre eles estão o Minhateca, o Mega, o Uploaded, o Abelhas, o Rapidshare, o Filefactory, o Fileservice, entre outros. O programa é pequeno e foi desenvolvido para utilizar o mínimo possível de recursos do computador.
O download de um arquivo é feito de diversos computadores de usuários que compartilham ou estejam fazendo download do mesmo arquivo. Esta é a diferença do compartilhamento por torrent em relação a outras formas de download entre só dois usuários (peer to peer, ou P2P): a transferência do arquivo acontece entre vários computadores ao mesmo tempo, que disponibilizam os mesmos arquivos.

Ao criar um “.torrent” é gerado um arquivo com dados sobre o seu download: em quantos e em quais fragmentos o arquivo está dividido, o endereço para compartilhamento ( que inicialmente será seu computador ), etc. A localização dos pacotes que formam o arquivo a ser baixado e a disponibilidade deles são indicadas por um servidor ( tracker ) que intermedeia a conexão entre os usuários (peers) do protocolo. Os que possuem o arquivo completo em seu computador são classificados como ''seed''. 
A velocidade do download e do upload dependem da velocidade contratada com o seu Provedor de Serviço Internet. Um arquivo é dividido em pacotes de cerca de 250 kb, que podem ser transferidos fora de ordem e de várias fontes. Como é fragmentado, o download também pode ser pausado e recomeçado do ponto de onde parou.
O ''tracker'' indica as partes do arquivo com menos cópias na rede. O download começa por estas partes, assim, eles são “duplicados”: quem baixa essas partes também se torna um uploader delas. É por isso que o download via torrent começa lento e depois acelera. Usuários que mantêm os arquivos baixados disponíveis viram ''seeders'' (semeadores). Quem compartilha mais, tem mais velocidade de download. Assim como quem só deixa o programa aberto enquanto baixa algo, tem menos velocidade na rede. Neste caso é importante manter o arquivo que você baixou semeando por um bom tempo.




[[[  Torrents Inativos e Links de Servidores Expirados não serão atualizados.  ]]]

Criar um novo torrent - Basta seguir os comandos no menu do programa.
Tools > Torrent Creator > Select Folder > Create Torrent
A lista de ''Tracker Urls'' pode ser conseguida pelo Google. Pesquise por:
''Tracker torrent'' > Ferramentas > '''Em qualquer data'' > 'No último mês''.
Acesse o site com a lista mais recente de Trackers, copie e cole esta lista no seu torrent antes de criá-lo.
Um site popular que contém esta lista é o https://torrends.to/torrent-tracker-list/


Torrent Ativo - Fazer download de arquivos e posteriormente não os compartilhar, deixando o APP aberto algumas horas por dia, tornará o torrent  fraco ou inativo. A possibilidade de as pessoas poderem baixar estes mesmos arquivo diminui proporcionalmente. Por isso em cada postagem tem o aviso:
-----    Mantenham o torrent ativo    -----

Atualização de Trackers 
- Torrents lentos ou estacionados, podem ser impulsionados atualizando os trackers no seu aplicativo torrent. No endereço abaixo é possível copiá-los:

Torrent fraco ou inativo - Caso não consiga se conectar aos arquivos de download após clicar no link torrent, há a possibilidade de o torrent ter poucos ''seeds e peers'' ou que estes dois estejam com os ''slots'' ocupados realizando outros uploads. Recomenda-se tentar o download em outra hora ou dia. E ter sempre a consciência de que o torrent ganha força quando um maior número de pessoas compartilha os arquivos que baixou. Para isso basta manter o qBittorrent aberto.

Renomear arquivos ou pastas - Nunca faça qualquer modificação em  arquivos ou pastas fora do qBittorrent. Isso inviabiliza que os arquivos continuem sendo compartilhados. As renomeações também podem ser feitas ao iniciar o download.
Clique com o botão direito sobre o nome > Rename

Mover Pastas - As pastas não devem ser movidas de local sem que este comando seja feito no qBittorrent. O local da pasta também poder ser escolhido ao iniciar o download.
Clique com o botão direito sobre o nome > Set Location

Abrir Links Magnet - Algumas versões do qbittorrent não completam a conexão com o ''seed'' se o programa estiver fechado antes de clicarmos no link. Portanto deixe-o aberto antes de clicar.

Apagar arquivos - Quem faz download via torrent sabe que a falta de espaço no HD pode acontecer com o tempo. Se for necessário apagar algum arquivo que não lhe interessa mais, prefira fazer isto com os mais antigos. As datas estão na coluna Added On. Se esta opção não estiver habilitada clique com o botão direito sobre o menu para selecioná-la.


Inicialização Automática - Para ter certeza que o qBittorrent vai semear o que você baixou. Clique em Tools > Options >  Start qBittorrent on Windows start up

Seed ou Peer - Caso você opte por baixar apenas algumas pastas ou arquivos de um discografia o seu status no torrent será de ''peer''. Se baixar a discografia completa será um ''seed''.


Qualquer dificuldade que você tiver, pergunte que a Vovó responde. 💋


. . .


8 comentários:

  1. seja bem-vindo ao nosso parque de diversões meu netinho. os dois são equivalentes operacionalmente. deixei de utilizar o uTorrent pelo fato de ele abusar do percentual de processamento da CPU para sua manutenção financeira. o qBit não sobrecarrega o PC e não tem propagandas.

    ResponderExcluir
  2. para compartilhar suas músicas basta criar um torrent e divulgar no face, twitter, instagram, etc. vou inserir um tópico aqui de como criar um. é importante informar os dados tipo MP3 ou FLAC, bitrate, nome do artista, cd, etc. da forma como faço aqui no VNB.

    ResponderExcluir
  3. se quiser que eu publique algum torrent seu aqui, basta enviar os dados e o link, utilizando esta área de comentário, em qualquer uma das postagens já existentes. 💗💗💗

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vovó pelas informaçôes. Ótimo domingo;

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber comozero as pastas das series que fica no manuak ex. baixxo uma serie american stories como faço para ecluir da lista bom dia a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for o caso de apagar subpastas de um torrent, o app não tem esta função. será necessário apagar todas as pastas clicando com o botão direito do mouse sobre o nome do torrent e selecionar a opção 'delete'. por isso a recomendação de excluir apenas os torrents mais antigos.

      Excluir